14 setembro 2008

Etiqueta para Saquê

Boas maneiras existem para todos os setores. Afinal de contas etiqueta nada mais é a educação diante de várias ocasiões. Para se tomar saquê também existe. Quase um ritual. Não custa nada aprender.
Vamos primeiro tomar cuidado quando:

VOCÊ SERVIR SAQUÊ.

- Pode se servir saquê com uma ou duas mãos. Porém quando servimos para alguém especial, seu chefe seu pai ou alguém mais importante que você, os bons costumes diz para sevir com as duas mãos. Se for um amigo ou colega de trabalho, pode servir apenas com uma mão. Para as mulheres é gracioso com as duas mãos (eu acho)
- Nunca sirva com uma mão e de lado para não ofender quem está sendo servido.
-A boca da jarra (Tokkuri ou Choushi) não deve encostar no copo, enquanto está servindo.
-Jamais espie ou balance a jarra para ver se ainda tem saquê.
- Não insista se a pessoa disser que está satisfeito. Pode ser que a pessoa beba socialmente

ALGUÉM TE SERVIR

- Pode receber o saquê com uma ou duas mãos conforme o status da pessoa. se alguém superior a você, duas mãos. As mulheres, com as duas mãos.
- Quando alguém te servir, tome um pouquinho antes de colocar na mesa. Se colocar de imediato, quer dizer que não está contente em receber o saquê.
- Esvazie o copo primeiro, antes de alguém te servir.
- Sempre pegue o copo na mão antes de alguém te servir.
- Não tome em um único gole, mesmo que o copo for minúsculo. No mínimo dois goles, no máximo três.
- Caso não queira mais, seja delicado e diga que está satisfeito e apenas coloque a mão em cima do copo que está mesa. Não há necessidade de colocar as duas mãos, tampar o copo, virar o copo, muito menos fazer um escândalo como "Chega, chega, não pelo amor de Deus!!!!!"

QUEM DEVE SERVIR PRIMEIRO

A hierarquia segue os princípios básicos da educação japonesa, fora o machismo. Então:

- Filho deve servir os pais ou os avós
- Subordinado serve o chefe, mesmo que este seja uma mulher.
- A esposa serve o marido (se não estiverem brigados)
- A namorada serve o namorado. (o namorado pode servir se tiver alguma intenção)
- O anfitrião serve o convidado.

Quando alguém superior fizer questão de te servir, agradeça e receba o saquê. Tome um pequeno gole, deixe na mesa e sirva o seu superior.

Pequenos detalhes, deixam a ocasião muito mais agradável, principalmente quando for uma reunião de negócios ou um jantar de pessoas importantes. Já vi muitos relatos de gente deixando de fechar negócios milionários, por cusa disso.

E você sabia de todo esse ritual?





2 comentários:

andrea disse...

apesar de ser descendente de japoneses eu não sabia de nada disso. e já bebi o sakê diversas vezes. devo ter cometido várias gafes. obrigada pelo post!

☯ Caio Cesar ☯ disse...

Muito bom o topico , eu ja tinha visto algumas coisa , mais nao sabia q tinha significados pensei que era apenas costume , muito bom ajudo muito
obrigado