31 agosto 2008

Sumô e Saquê

Para muitos esportes no mundo a dieta alimentar é milimetricamente calculado por um batalhão de nutricionaistas. Todos os nutrientes são rigorosamentes controlados, onde o praticante deve seguir à risca toda comida que é permitida consumir, obedecendo horário e quantidade. Isso quando não está para enfrentrar uma grande competição.
Agora quando falamos em Sumô, a coisa é um pouco diferente. Uma das artes marciais famosas no mundo e um orgulho para os japoneses, a dieta alimentar consiste em ganhar peso. O Sumô como toda arte marcial, tem níveis que sãoa atingidas ao longo da carreira. Porém, como no karatê ou judô, uma vez que você conqusita a faixa preta, você nunca mais perde. No Sumô, você pode cair se não empenhar.

Diferente das outras artes, onde você sai de sua casa e frequente a academia, os sumocas no Japão, se "alistam" nos Heyas (Academias de Sumô), onde você passa a viver com todos os praticantes. Uma hierarquia pesada que deve ser respeitada. Os novatos, além de acordar cedo e limpar toda a academia, deve preparar o Dohyôu (quadra redonda para o treino ou combates), preparar o chá para o técnico, preparar o almoço, come por último, quando sobra alguma coisa, lava, passa, varre, um inferno. Os treinos também são concorridos. Cada vez que termina uma luta que dura em média segundos, vários novatos se acotovelam para poder lutar com um graduado.

Para aguentar toda essa rotina e ainda ganhar peso, deve também comer. Cada academia tem um cardápio diferente, mas os ingredientes são semelhantes. No almoço, cozidos de carne, peixe e legumes, tofu, o chamado Chanco Nabê. Eu era um anoréxico perto deles, pois pareciam não mastigar. Mas que eles devoram aquilo tudo, eles devoram. Enquanto na nossa rotina, passamos no supermercado e compramos em gramas, nas academias de Sumô, são em quilos.

No jantar, fica a livre escolha dos praticantes, que saem para beber saquê e cerveja, como para aqueles que não bebem (a minoria), podem passar em lanchonetes e lojas de conveniências e comprar bentôs e guloseimas. Na verdade essa última opção, quando apareceram as convenientes lojas para deixar toda a população preguiçosa, fez com que mudasse a dieta dos praticantes de Sumô. Mesmo com a quantidade farta de comida, existe uma dieta nutricional a ser cumprida. Mas muitos praticantes, já começam a escolher o que gosta e o que não gosta. Ou se sente fome a qualquer hora do dia, batem ponto em lojas de conveniência mais próxima de onde estão. Com isso, crese o número de sumocas com diabete e apesar da pratica da arte, vem o sedentarismo. Muitos também já estão deixando de tomar saquê.

O Saquê e o Sumô, são companheiros das antigas. Tanto que existem uma porção de rótulos que trocam figurinhas com a arte marcial. Uma mais famosa no mundo é o OZEKI. Ozeki era o posto mais alto antes da criação do Yokozuna. Os amercicanos traduziram como Champion e Grand Champion, respectivamente. Já comentamos na Adega de Sake (http://www.adegadesake.com/Para%20Mulheres5.htm) que a bebida é um verdadeiro hidratante de pele. Pois é além das mãos de produtores de saquê ficarem sedosos e macios, a pela do praticante de Sumô também é lisinho e branco.

Agora, fica ao lado desse caras. Você fica satisfeito só de olhar eles comendo. Saquê, então tomam como água.