30 setembro 2009

Etiqueta na Mesa - Shoyu e Wassabi


Muitos tem uma dúvida cruel. Pode diluir o wassabi no shoyu ou não? A etiqueta japonesa diz que não. Mas na terra do sol nascente, consegue-se wassabi fresco e ralado na hora, o que deixa o seu frescor, aroma sutilmente doce, ardido ao ponto de não descabelar, limpa a gordura do peixe na finalização. Isso sem falar que a raiz é um bactericida e mantém a qualidade do peixe cru.

E sabia que para cada peixe, tem uma quantidade de wassabi a ser consumida? A grosso modo, peixes gordurosos, uma porção do tamanho de um amendoim (sem a casca, pelo amor de deus). Peixes brancos, metade de um feijão.

Pegue com o hashi o pedaço ideal de wassabi e coloque em cima do peixe, ainda no prato onde estão as outras fatias. Só depois leve ao pratinho de shoyu e aprecie. Nada de deixar a fatia mergulhada no shoyu e depois colocar a raiz.

Agora, a segunda pergunta que todos fazem. A quantidade do shoyu. Vamos usar o bom senso e observar as sutilezas. O shoyu é servido em pequenas cumbucas ou pratinhos rasos. A molheira, tem um orifício estreito para não derramar muito. Logo, podemos concluir que não se usa muito o shoyu. Isso sem falar, que deve-se pegar a cumbuca e aproximar da boca. Ao consumir, o pratinho de shoyu, deve ficar no máximo, um punho de distância da boca. Então já viu, não é. Quanto mais shoyu, maior o risco de cair em cima de você. Molhe apenas a metade da fatia.

Fica bastante elegante e educado, não deixar uma poça de shoyu. Não precisar limpar o prato. Mas o suficiente para enxergar mais o fundo, que molho. Isso demonstra que você usou o shoyu corretamente e que você é uma pessoa que não desperdiça os alimentos.

Atenção:

- Não coma “Shoyu” com sushi ou sashimi. Os bons restaurantes, buscam os melhores peixes, os mais frescos, os importados, para você destruir com shoyu e wassabi? Não tem cabimento.
- Lembre-se que shoyu tem alto teor de sal. Então fique de olho na sua pressão.
- Muitos adoram a combinação de sashimi com sake, devido ao alto consumo de shoyu. O molhos é salgado e desidrata. O sake em contato, fica mais doce e refrescante quando gelado. Os bons apreciadores, tanto do sashimi quanto saquê, bebem antes ou depois de comer.
- Mesmo que você adore sashimi, o ideal é comer no máximo 10 fatias de peixes variados. Peixes gordurosos, até 4 fatias.
- Saquês do tipo Junmai (100% arroz) combinam com peixes gordurosos, enquanto o tipo Honjouzou, combinam com sashimis de peixes brancos.
- Para aquele que detestam wassabi, podem substituir por gengibre ou yuzu ralado.





4 comentários:

Felipe disse...

Bom dia Alexandre,
Em primeiro lugar, muito obrigado por começar a postar sobre os bons habitos a mesa japonesa (muitas coisas interessantes).
Mas, seguindo com o comentario sobre esta postagem em si; quem usa gengibre não precisa usar wassabi e vice versa?
Pq a questão de comer apenas 10 fatias de sashimi? Logo uma das melhores partes da comida japonesa que nos apresentam? (visto que nos temos que aturar coisas como california, que não passa de uma boa forma de colocar crianças para comer peixe cru sem achar que estao comendo uma coisa do outro mundo, hehehehe)
A segunda coisa que me ficou na cabeça é: beber sake antes e depois de que? De cada peça ou da comida toda (na minha opinião, prefiro que seja de cada peça, hehehe).
Abraços, Felipe (novamente).

Alexandre (Adegão,O) disse...

Seria o gengibre ralado se for em casa. Já no restaurante a pessoa pode optar em usar o wasabi (meu caso). Não é o gari (conserva de gengibre).
Agora o saquê se aprecia antes ou depois do jantar. Não é uma regra, mas se estiver em uma casa super conservadora, é bom saber dessas sutilezas.
No Japão, não se come apenas o sashimis, por ele ser uma entrada. Por isso, não se come muito sashimi, para dar espaço para outras comidas. Claro se for só o peixe, fique a vontade.
Um grande abraço

Jazz disse...

Olá,

Sou responsável pelo twitter do @Clikcsushibelem e gostaria de oferecer uma parceria com o seu site. Assim, você põe um selinho no seu menu direito do blog e a gente divulga os seus textos no twitter?

Aguardo resposta.

Abraço.

Click Sushi Belem disse...

é este o endereço do twitter.

Abraço.