09 setembro 2008

Lançamento em Dose Dupla

Para ver que a Tozan, detentora da marca de saquê Azuma Kirin, não está para brincadeira. Constantemente atenta às tendências da bebida fermentada de arroz e o crescimento da importação de marcas consagradas japonesas, a Azuma Kirin lança o JUNMAI (Puro Arroz) e o SYOUCYU (Destilado de Arroz).
A Adega de Sake, teve o privilégio de provar os dois rótulos e aprovou.
Para ambos os rótulos, levei para casa e peguei o meu Kikichoco (Copo de cerâmica para degustação). A análise visual do JUNMAI, é citrino, ponto que não deveria acontecer. Com exceção dos saquês envelhecidos em carvalho americano, o líquido deverá ser transparente. O aroma lembra nozes e uma leveza com que não desperdice tempo e leve a boca. No primeiro contato, um impacto. Parece uma eletrecidade correndo pela boca escancarando as papilas gustativas. Mas depois o malte vem passando como rolo compressor acalmando a língua. Eu fechei os olhos e me senti numa floresta cheio de bambus depois da chuva. A finalização é bem suave levando todo o sabor embora. Depois fica pelo menos 10 segundos para servir mais uma dose. Não resisti e fui para a cozinha e peguei Gobo (Bardana) e cenoura e fiz um refogado com óleo de gergelim. Na minha terra chama-se Kimpirá Gobo. Nossa, um espetáculo!!! Só não continuei bebendo depois da quarta dose, pois tinha de acordar cedo para voar para Porto Alegre. Mas fica aqui a minha sugestão:
Um saquê para homens ou mulheres que bebem como homens, hahahahaha. Harmonize com pratos ou entradas condimentadas. Você verá que um terceiro sabor nasce em alguma parte da sua cabeça.
3 dias depois......... Fui experimentar o SYOUCYU.............caramba que complicado. É o Shochu, saquê destilado. Antes de mais nada, eu classifico como "Saquê Destilado", uma vez que o termo Sake, se refere à qualquer bebida alcoólica. Então, mais uma vez entrei na minha sala oriental de tatame, e fiz o ritual da degustação. Só não botei o meu Samue (Tipo de kimono), pois não tinha tempo. Uma garrafa branca fosca com letras estilizadas em vermelho, que fica bonito no bar da nossa casa ou até expostos em bares e danceterias.
Abri a garrafa de tampa vermelha e logo senti o etanol escapando pelo gargalo. Eitanol!!!!! .........esse foi triste. Mas veja bem, o primeiro ponto que deve acontecer é o impacto do álcool. Ponto positivo!!!! O aroma é bem presente parecendo uma fina fumaça que fica no nariz. Já o sabor, ocorre o Fukurami (Evolução) dentro da boca que explode o álcool. Imagine você colocando o pacote todo de Halls Preto na boca e fique durante 1 munito para ver o que acontece. Só que no caso do Syoucyu, isso acontece em questão de segundos. A língua fica dormente e precise que seja mastigada para ver se está no mesmo lugar. O impacto é compensado com o doce do malte (koji) do arroz. Vamos dizer que é refrescante, mas ao mesmo tempo é complexo como um saquê seco.
Tem que provar para sentir a textura da primeira bebida destilada de arroz.
É, a Azuma Kirin, não dorme no ponto. Como não bastasse o sucesso da Caipirinha de Saquê, ainda dá um passo importante para mostrar, que o Brasil tem condição e qualidade para fabricar um bom Saquê.