22 março 2012

A-UN, O Equilíbrio




No começo dessa semana, tive a chance de trocar de ares desse caos que vivemos em São Paulo. Na verdade o caos fica dentro de mim mesmo, viciado em trabalho. Mas que eu precisava estar em lugares diferentes, mesmo que à serviço. Então tive a grata oportunidade de voar para o Rio Grande do Sul, na cidade de Gramado, especificamente para o Restaurante SAN TAO, ao lado do Lago Negro, uma das regiões valorizados da cidade, para a Confraria de Sake.
Na verdade essa idéia vem se fermentando faz muito tempo, bem antes de eu percorrer o país para falar de sakes. E até foi bom essa espera. Assim como toda boa bebida, fica bem melhor maturar por um tempo, para saborearmos em toda a sua plenitude (Ó falei bonito, hein?). Mas o assunto de hoje, não é da confraria em si.
O que mais me surpreendeu foi a visão, iniciativa e a persistência dos irmãos Rafaela e Cristiano Ribeiro. A casa tem a cozinha asiática, onde os sushis e sashimis entram. Rafaela, não é uma pessoa que corre atrás das coisas. Ela persegue uma presa com garras, seja novidades, ingredientes e profissionais. E não foram poucos. Chefs como Shin Koike (Aizomê), Tsuyoshi Murakami (Kinoshita), Anita Lo (
Com os ingredientes, a mesma coisa. Tudo que se encontra no bairro da Liberdade, tem lá. E pensar que muitos restaurantes japoneses no próprio Estado de São Paulo, não correm atrás das coisas. E como se não bastasse, itens que estamos pesquisando a tempos para trazer do exterior, ela já tinha. (claro que não vou falar o que é)
Mas não é só isso. Não sei descrever exatamente o que é ou nem sei se tem uma única palavra para isso. É uma mistura de iniciativa, sonho, explosão, não sei. Tudo isso pode também virar contra. Mas Rafaela consegue fazer isso em um bom equilíbrio. 
Fora o sorriso que parece tatuado no rosto e de uma alegria de vida, que olha!!
Mas ao perceber que Rafaela, começa a pegar impulso e subir muito alto, vem o Cristiano para trazer de volta à Terra. O irmão, atua na casa como sommeliere e coordena a equipe em relação à todas as bebidas. Futuramente estará com um novo empreendimento, mantido em sigilo, por enquanto. O relacionamento dos dois, parecem os dois guardiões de templos japoneses e chineses, onde um dos leões está com boca aberta e a outra fechada.
Com uma calma e serenidade, o generoso irmão, também tem visões e idéias, mas com um pouco mais de peso. 
Essas coisas que eu acho formidável entre irmãos, e é o meu sonho que os meus filhos pudessem ter esse tipo de parceria. Eu já não tive essa chance, pois papai e mamãe ficaram tão felizes quando eu nasci que não quiseram mais ter filhos (ah falô).
Tudo na nossa vida, tem de ter um pouco de ousadia e calma. Porém em certos momentos, um pouco mais que o outro.
Foi uma experiência fantástica que tive no San Tao, além de todo o carinho da equipe e dos convidados. Uma das melhores confrarias que certamente ficará guardado na minha memória!!