23 junho 2009

Sushi de Kamikaze


Pequenos detalhes fazem muita diferença, mas também pode piorar. Andei observando várias imagens pela Internet, e percebi que em muitos restaurantes, principalmente os que preparam sushi, muitos sushimans usam o tradicional Hachimaki, a faixa com dizeres em japonês com o sol nascente. No intuito de decorar e inspirar as pessoas que preparam a comida japonesa, alguns detalhes e para quem conhece, pode causar um certo constrangimento.
Um exemplo, é a faixa escrita KAMIKAZE. Para quem não conhece, foi a frase inspiradora pelo Tokkoutai, esquadrão aéreo da Marinha japonesa que usava o termo para serem agraciados pelo “Vento Divino”, para criar coragem e mergulhar a sua aeronave nos navios norte americanos. Embora seja tenha um significado louvável, a palavra foi usada para matar ou se matar. Muitos perderam os seus maridos, seus filhos e seus pais. Uma decisão de serviu o seu imperador, as tropas embarcavam com o combustível somente de "ida" e caso o seu aparelho fosse atingido ou o combustível esgotasse, eram obrigados a derrubar o próprio avião para cima dos americanos. São heróis? São inimigos? Tanto faz. Uns dizem que os americanos provocaram os japoneses. Mas quem mandou atacar Pearl Harbor?
De qualquer maneira, não seria nada agradável, apreciar um prato que está sendo preparado por uma pessoa que usa uma faixa na cabeça escrita Kamikaze. Para quem não conhece, tudo bem.
Exagero? Claro que é. Mas você gostaria de encontrar a bandeira da suástica em uma mesa de restaurante alemão?

3 comentários:

Fábio Hideki Harano disse...

Caraca! Acho que a comparação com a suástica matou de vez a questão!

Na atual sociedade da informação, com um pouco de cuidado e pesquisa situações como essa podem ser evitadas.

Sem contar os kanji invertidos e de cabeça para baixo. Em tatuagem, então, dá muita agonia...

Aqui em São Paulo erros assim não acontecem tanto. Mas lá em Vitória, por exemplo, é um show de descuido, ou mesmo de picaretagem!

Anônimo disse...

Me desculpe, mas acredito que vc se equivocou um pouco ao comparar nazistas com kamikazes. Kamikazes foram um belo exemplo de patriotismo e de pessoas que doaram sua vida pensando no futuro de suas familias. Ao comparar com os nazistas vc simplismente comparou um pais que lutava pela sua liberdade a um pais que lutava(assassinava) para exterminar e dominar o mundo. Apesar de nao ser descendente de japones eu admiro muito sua cultura. E quando eu vejo um sushiman japones ,ou descendente, usando uma bandana escrito kamikaze, os sentimentos que me veem a cabeca sao de puro respeito e admiracao.

Jose Guilherme

Alexandre Tatsuya Iida disse...

Jose Guilherme, obrigado pelo seu comentário.
Independente das causas nazistas ou dos kamikazes, eu não me sentiria à vontade, com alguém que use uma bandana que demonstre qualquer coisa da guerra. Apenas isso. Clientes japoneses detestam, pois sabem que o patriotismo aconteceu depois da 2GM e não antes. Acredito eu, quem lutou pela liberdade, foram os chineses, coreanos que tiveram suas terras invadidas por japoneses, foram obrigados a fingir falar japonês, senão eram presos, e outros fatores que os militares encobriram.
Mas acho legal muito legal enxergar vários pontos de vista, e gostei bastante de trocar palavras com você. Obrigado e espero vários comentário!!
Abraços.