02 maio 2012

Por um Mundo mais Meio Termo


Já repararam que o mundo está mais estressado a cada dia? Que novidade, né? Os vários mercados em correria, não existe mais dia, noite, folga, feriado ou férias. Todos correm, só não se sabe para onde. Ninguém sabe porque, mas correm. Ou vê o outro correndo e começa a desesperar. 
Eu peguei um dia e observar bem atentamente. Através da mídia social, passeio ao parque, shopping, programas de tv como futebol e até canal religioso. Tudo isso em um dia. Ufa!!
Você percebe num jogo de futebol, as pessoas torcem para os seus times com muito mais garra e força, às vezes muito mais energia que os jogadores. Vejo pessoas que crêem nas suas religiões, trazendo paz e harmonia para si e à família. Pessoas andando no shopping a procura de seus sonhos materiais e diversão. No parque, muitos se exercitando para manter a forma, respirar o pouco ar puro de São Paulo e se sentir saudável. Nas mídias sociais, leio artigos e posts interessantes que levaria tempo para peneirar em sites de buscas. Comentários engraçados e divertidos que podem render o nosso dia.
Se parasse aqui, na minha visão, o mundo estaria muito mais agradável. Acho. Mas muitos ou quase o mundo todo, quer mais. Todos extrapolam!! Querem competição. Querem ver quem ganha, que tem mais, quem pode mais. Não bastando isso, partem para a ignorância física ou psicológica. Ninguém escapa.
De novo. No futebol, todos com ânimos exaltados, quem ganha provoca quem perde. O fracassado, revida e começa a pauleira dentro do estádio e se estende para fora, envolvendo pessoas que não tem nada a ver. No shopping, o desfile de sacolas de compras com o rosto parecendo dizer. “Eu posso. Vocês não, seus pobres!!” Nos corredores do shopping, também o mesmo desfile para ver quem se veste melhor. Na praça de alimentação, quem pega mais mulher ou homem.
No parque, quem está mais malhado ou gostosa. Quem tem corpo bonito, acha que gordinhos não deveriam vir ao parque. Na religião, a competição de quem doa mais para a igreja e mostrar os seus milagres. Entre igrejas ou religiões, ofensa para tudo que é lado. E isso não é só entre religioso. Os ateus também entram nessa briga. 
Nas mídias sociais, é a disputa para ver quem tem mais amigos, quem tem mais contato, quem é mais famoso, se um artista falou com a pessoa, quem frequenta ou viaja para lugares sofisticados e exóticos. 
Diante de tudo isso surgiu uma pergunta. PARA QUE TUDO ISSO? Já não basta os problemas que naturalmente aparecem? Não basta fazer o que você tem vontade e deixar os outros em paz? Não sabem que, se você pentelha uma pessoa, lhe dá o direito de ser pentelhado? 
Eu acho assim. Que cada um que faça a sua parte, trate bem do seu bichinho, cuide de sua família, acredite na sua igreja ou não acredite. Pratique esporte para você se sentir saudável. Compre roupas, para você se sentir bem. Torça para o seu time e deixe o outro em paz. Mas deixem os outros em paz!!
Tudo em excesso faz mal para nós. Até nos alimentos. Precisamos de açúcar, sal, proteínas, carboidratos, ferro, e tal. Mas em excesso até o consumo de água se torna perigoso, diluindo o sódio do nosso corpo.
Exemplo: No meu caso, não torço para nenhum time de futebol, o que já me chamam de bicha. Só que assisto futebol. Mas não torço. Não saio muito de casa, porque paguei uma fortuna para estar bem dentro do meu lar. Mas me chamam de careta. Não costumo sair para jantar, já que eu mesmo cozinho, o que me chama de anti-social. Vou ao shopping e fico horas na livraria, o que me chamam de culto, mas não leio muito. Fico no twitter e reclamo bastante do governo, das injustiças da vida e chamam de estressado. Só que escrevo coisas engraçadas e úteis também. Não sigo nenhuma religião e querem me jogar no inferno. Mas não sabem que respeito todos. Quando tenho de entrar em qualquer igreja, me adentro com bastante respeito e humildade. 
Não sei porque as pessoas tem esse furor de rotular os outros.
Então a conclusão que me chega é: Torço POR UM MUNDO MAIS MEIO TERMO. Ultrapasse de vez em quando pela faixa da esquerda. Reduza um pouco na faixa da direita. Mas mantenha sempre na faixa do meio. E deixem os outros motoristas em paz. Não buzine!! 
O que vocês acham?


Nenhum comentário: